domingo, 20 de julho de 2014

Célula a combustível

A célula a combustível é um dispositivo muito utilizado em espaçonaves que utiliza combustíveis gasosos que são injetados para reagir e gerar energia elétrica e água.

As naves americanas Gemini e Apollo são exemplos de espaçonaves tripuladas movidas a células a combustível

As células a combustível são dispositivos que têm o funcionamento parecido com o das pilhas, com a diferença de que as pilhas possuem seus reagentes armazenados em seu interior, sofrendo reações de oxidorredução e transformando energia química em elétrica; enquanto as células a combustível não têm a energia química armazenada, mas os reagentes são continuamente injetados.Há vários tipos de células a combustível, mas todas elas possuem o mesmo princípio de funcionamento e utilizam combustíveis gasosos. Assim, as células a combustível convertem a energia liberada em reações de combustão em energia elétrica.Abaixo temos o esquema de uma das células de combustíveis mais comuns, denominada de AFC (do inglês Alkaline Fuel Cell, que traduzido significa “célula de combustível alcalina”):
Esquema de funcionamento de uma célula a combustível hidrogênio/oxigênio


Esse é o esquema de uma célula a combustível, mas, se associarmos várias células em série, o resultado será uma pilha de combustível, com maior potência.
Observe que o gás hidrogênio (H2), que é o combustível, é bombeado para dentro da estrutura porosa do ânodo (polo negativo), que nesse caso é constituído de níquel. Depois de atravessá-lo, o hidrogênio passa para o eletrólito (solução aquosa de hidróxido de potássio, KOH(aq)), onde se dissolve e reage, formando o cátion H+ e liberando elétrons. Assim, a semirreação do ânodo pode ser representada por:
Ânodo: 1H2(g) + 2 OH-(aq) → 2 H2O(ℓ) + 2e-
Esses elétrons são conduzidos até o cátodo por meio do circuito externo. O cátodo é um eletrodo de níquel recoberto de óxido de níquel hidratado (Ni(OH)(s)) que catalisa a redução do oxigênio (proveniente geralmente do bombeamento de ar), que ocorre quando ele recebe os elétrons. Desse modo, a semirreação que ocorre no cátodo é:
Cátodo: ½ O2(g) + 1 H2O(ℓ) + 2e- → 2 OH-(aq)
A reação global é dada por:
2 H2(g) + O2(g) → 2 H2O(ℓ)
Veja que além da eletricidade produzida, essa célula gera água, o que corresponde a uma das suas principais vantagens. É por isso que ela é muito usada em espaçonaves, principalmente as americanas, tais como Gemini, Apollo e o Ônibus espacial. Para se ter uma ideia, em 7 dias, sendo movida à célula de combustível, a nave americana Apollo consome 680 kg de hidrogênio e produz 720 L de água.
Veja abaixo uma célula a combustível da NASA:
Célula a combustível da NASA movida a metanol
Além disso, muitos cientistas a têm encarado como um combustível do futuro, pois praticamente não gera poluentes. Em virtude da crise do petróleo, desde 1973 estudos a fim de usar as células a combustível em automóveis e em residências, comércios e indústrias vêm crescendo cada vez mais. Por exemplo, muitos fabricantes de automóveis na Europa, Japão e Estados Unidos estão colocando em exposição e demonstrando veículos movidos a células a combustível com alto desempenho e emissões zero de poluentes
LOS ANGELES - 19 de novembro de 2008: Honda apresenta o Honda FCSport, veículo de célula de combustível no LA Auto Show*

Geralmente, nesses casos, é melhor usar combustíveis líquidos, como o metanol e o etanol, que podem ser reformados a hidrogênio a bordo do veículo ou que podem ser utilizados diretamente.

Fonte

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Inmetro divulga carros mais econômicos ou beberrões de 2014

A edição 2014 do Programa Veicular criado pelo Inmetro indica quais são os carros mais econômicos à
venda no Brasil. Saiba quais são os modelos mais frugais do país
O Inmetro divulgou a lista de 2014 com o ranking dos carros que consomem mais e menos combustível. Foram testados 495 modelos e versões de 36 montadoras. Ao longo do ano, esse ranking é atualizado com mais modelos e versões.
Uma das novidades deste ano é a testagem do Volkswagen Up!, que chegará ao mercado brasileiro neste ano. Todas as versões testadas obtiveram conceito A, a nota máxima em matéria de economia de combustível.
Para chegar ao resultado do ranking, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, que vão de A a E.
Assim como ocorre com outros produtos, como refrigeradores e televisores, recebem a etiqueta com faixas coloridas A os produtos mais eficientes e a etiqueta E aqueles com maior consumo.
A participação das montadoras é voluntária. A Chevrolet, por exemplo, mais uma vez ficou de fora
.Volkswagen Up! obteve consumo urbano de 9,1 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina. Em percurso rodoviário, os números sobem para 9,9 km/l e 14,3 km/l
Renault Clio: consumo urbano (A): 9,5 km/l | consumo rodoviário (A): 10,7 km/l | urbano (G): 14,3 km/l | rodoviário (G): 15,8 km/l
 Novo Uno Economy: consumo urbano (A): 8,7 km/l | consumo rodoviário (A): 10,4 km/l | urbano (G): 12,5 km/l | rodoviário (G): 15,2 km/l
 Fiat Palio Fire: consumo urbano (A): 8.0 km/l | consumo rodoviário (A): 10,1 km/l | urbano (G): 12,2 km/l | rodoviário (G): 15,4 km/l
 VW Gol Bluemotion: consumo urbano (A): 8.0 km/l | consumo rodoviário (A): 10,1 km/l | urbano (G): 11,8 km/l | rodoviário (G): 14,9 km/l
 Novo Uno 1.0: consumo urbano (A): 8.3 km/l | consumo rodoviário (A): 9,4 km/l | urbano (G): 12,3 km/l | rodoviário (G): 14,5 km/l
 Fiat Siena EL 1.0: consumo urbano (A): 8.2 km/l | consumo rodoviário (A): 9,8 km/l | urbano (G): 12,0 km/l | rodoviário (G): 14,1 km/l
 VW Polo Bluemotion: consumo urbano (A): 7.4 km/l | consumo rodoviário (A): 10,5 km/l | urbano (G): 10,8 km/l | rodoviário (G): 15,0 km/l
 Hyundai HB20: consumo urbano (A): 7.6 km/l | consumo rodoviário (A): 9,8 km/l | urbano (G): 11,5 km/l | rodoviário (G): 14,5 km/l
 Citroën C3 1.5: consumo urbano (A): 7.5 km/l | consumo rodoviário (A): 9,3 km/l | urbano (G): 11,9 km/l | rodoviário (G): 14,7 km/l
 Toyota Etios 1.5: consumo urbano (A): 8,4 km/l | consumo rodoviário (A): 9,3 km/l | urbano (G): 11,9 km/l | rodoviário (G): 14 km/l
Citroën DS3 (gasolina): urbano 11,3 km/l | rodoviário 14,4 km/l

Fonte

quinta-feira, 17 de julho de 2014

NOVO HONDA ACCORD 2015: Preços, Fotos

Honda Accord 2015: Confira todas as informações sobre o Preço do Novo Accord 2015. Veja também as Versões, Lançamento e Fotos do Novo Accord 2015.
Novo Honda Accord 2015 – Fabricado pela Honda desde 1976, o Accord é sedã médio dos mais bem sucedidos da montadora japonesa em toda a sua história de sucesso. O modelo atualmente se encontra na sua nona geração, e o Honda Accord 2015 já foi mostrado ao mundo, com data de chegada aos mercados do hemisfério norte já no outono de 2014.
Pois vamos conhecer um pouco mais sobre esse novo modelo, que chega cheio de novidades para agradar aos consumidores mais exigentes.
Novo Honda Accord 2015
Com novo design, o Honda Accord 2015 apresenta maiores dimensões e muitas melhorias, o que significa maior espaço interno e maior conforto para todos os ocupantes. Essa preocupação se reflete também no seu acabamento interno, que apresenta os novos bancos, muito mais macios e com materiais de muita qualidade.
Além disso, o conforto também se faz presente no ar-condicionado dual-zone, que permite o controle automático do clima dentro da cabine do veículo. Ele também dispõe de recursos modernos, como o controle de cruzeiro, bem como as câmeras instaladas nos espelhos retrovisores, além de Bluetooth, sistema de navegação, porta USB e moderna tela de 8 polegadas para integrar o sistema multimídia.
Preço do novo Honda Accord 2015
Ainda sem preço definido para o mercado brasileiro, que também ainda não tem data para receber o modelo, o preço do novo Honda Accord 2015 para o mercado estadunidense será de 25 mil dólares para a versão mais básica do sedã médio.
Já a versão mais equipada, top de linha, sairá pelo preço de 40 mil dólares, o que já dá a medida de quanto custará esse estupendo sedã médio da montadora japonesa por aqui. Com isso, será de se esperar que o valor do novo Honda Accord 2015 será compatível com a faixa de mercado dos modelos mais luxuosos do mercado brasileiro.
Motor do novo Honda Accord 2015
O motor do novo Honda Accord 2015 será variável, de acordo com a versão, podendo partir de um 2.4 litros com injeção direta na versão de entrada. Mas também pode ser um 3.5 litros V6 que equipa a versão top de linha, e que produz mais potência e maior velocidade. Nas quatro versões demotor do novo Honda Accord 2015, o que não será diferente será o câmbio, que permanece sendo manual e com 6 velocidades.
Fotos Novo Honda Accord 2015



Veja o video do VRUM