sexta-feira, 8 de agosto de 2014

novo ford ka+

Faz tempo que o Ka deixou de ser um carro de nicho. Desde a geração lançada em 2008 ele virou um modelo mais “tradicional”, feito para quem precisa levar mais do que um acompanhante (ou até a família toda) e bagagens. Esta nova fase começou há quase cinco anos, e agora se consolida com o lançamento de uma inédita versão sedã, derivada da terceira geração do veículo.
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 O veículo batizado de Ka+ (lê-se Ka Mais) oferece um porta-malas de 445 litros, menor que os 482 do Fiesta Rocam, a quem substitui. São, ainda, cinco litros a menos que o HB20S, que o coloca na lanterna da categoria. Mas o compartimento volumétrico traz soluções pouco usuais entre a concorrência, como as dobradiças pantográficas, cuja montagem não “rouba” espaço e nem amassa as malas, e a alavanca para abertura interna da tampa, concebida para facilitar a fuga em caso de seqüestros.

 Some a esta generosidade no bagageiro um interior espaçoso para quatro pessoas – novamente atrás do Logan, mas à frente de rivais como VW Voyage e Chevrolet Prisma. Não dá para esticar as pernas como no Renault, mas ombros e cabeça não sofrem nem no banco de trás. Um quinto ocupante até consegue viajar com a turma toda, mas passará aperto.

 Assim como o hatch, o Ka+ é um produto desenvolvido no Brasil para o resto do mundo. Seu design segue as últimas tendências de estilo da Ford, com frente de New Fiesta, grade inspirada nos Aston Martin e vários vincos demarcando a carroceria.

 Dois detalhes, aliás, distinguem sedã de hatch: o primeiro é o acabamento da grade dianteira, com filetes prateados (ou cromados na versão mais cara SEL) em vez do padrão colméia usado no hatch. O segundo diferencial está nos faróis, que têm máscara cromada no Ka+ e fumê no Ka. Mais diferenças surgem do lado de dentro, com detalhes em preto brilhante nas maçanetas e console central do sedã – o hatchback tem apliques prateados.

 Todas as versões do Ka+ oferecem de fábrica ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e suporte para telefone celular ou MP3 Player (chamado de MyFord Dock).

  Airbag duplo frontal, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Dependendo da versão, o sedã pode ganhar controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sistema multimídia SYNC com reconhecimento de comandos de voz e a assistência de emergência, que chama serviço médico em caso de acidente.

 O Ka+ será vendido a partir de outubro com os motores 1.0 TiVCT, com 85 cv (etanol) e 80 cv (gasolina), e Sigma 1.5, que rende até 110 cv quando abastecido com etanol – se a escolha for pela gasolina a potência cai para 105 cv. Foi esta segunda versão que testamos por estradas pessimamente conservadas entre Porto Seguro e Trancoso.

Com três ocupantes sem bagagens, o Ka+ chamou atenção pela boa estabilidade nas curvas e respostas nas subidas, embora tenha dado indícios de que possa sofrer um pouco com capacidade máxima - algo que também acontece com seus rivais.
E por falar neles, Renault Logan, Chevrolet Prisma, Fiat Siena e VW Voyage serão os concorrentes do Ka+

   Ainda é cedo para dizer se o carro (que substitui o antigo Fiesta Sedan Rocam) realmente vai emplacar. Seja como for, a Ford aposta alto no modelo. Segundo o gerente de marketing da empresa, Oswaldo Ramos, o Ka+ tem potencial para se tornar o sedã mais vendido da história da marca.

O interior do Novo Ka foi projetado para proporcionar mais conforto e espaço a todos os ocupantes. O espaço interno é privilegiado e com acabamento superior, valorizando a qualidade. Conta com painéis de portas revestidos em tecido de série, mais de 20 porta-objetos e duas opções de acabamento, SE e SEL. Os novos padrões de tecidos, conectados com as últimas tendências, oferecem texturas com contraste entre dois tons de cinza e proporcionam mais conforto e sofisticação ao interior do veículo.

O novo painél de instrumentos tem iluminação “ICE BLUE”, com mostradores claros e modernos.

O SYNC Media System é um sistema multimídia exclusivo e inovador desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, e já vem equipado em algumas versões do Novo Ka.
Desenhado para permitir uma interação intuitiva com o veículo, possui controles de áudio no volante, tela de 3,5”, entrada auxiliar e USB para MP3 players e iPod, conexão bluetooth e leitor de CD e MP3.
Com o SYNC, manter-se conectado não significa abrir mão da segurança. A tecnologia entende comandos de voz em português, possibilitando que o motorista atenda chamadas, ouça e envie SMS* e controle o som do carro sem tirar as mãos da volante.
*Você deverá ter um telefone compatível com Bluetooth ® para funcionar com o sistema SYNC. A marca Bluetooth é uma marca comercial da Bluetooth SIG, Inc. Nem todos os recursos são compatíveis com todos os modelos de telefones.

Veja abaixo a tabela de preços do Ka+

Ka+ SE 1.0: R$ 37.890
Ka+ SE Plus 1.0: R$ 39.890
Ka+ SEL 1.0: R$ 42.490
Ka+ SE 1.5: R$ 42.890
Ka+ SE Plus 1.5: R$ 44.890
Ka+ SEL 1.5: R$ 47.490

Fonte

segunda-feira, 21 de julho de 2014

VW “up!” 2015, o início de uma nova era para os brasileiros

Oferecido nas versões de quatro e duas portas, o “up!” é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Na verdade, há um “up!” para cada consumidor.


Design inovador
O “up!” se destaca no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do “up!”: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone.

O compacto “up!” estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação. Essa foi a constatação deste Caderno de Veículos (Autos & Motores) quando o conheceu no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 2013.

O “up!” é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cavalos (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cavalos de potência (60 kW) à mesma rotação, com álcool. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (álcool), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. A partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
Mais econômico
O “up!” é uma grata presença no mercado brasileiro e se destaca, no entendimento deste editor, como o modelo mais econômico fabricado no Brasil, inclusive conquistando a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida. O motor está combinado a uma nova versão da consagrada transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.


Mais seguro
O “up!” é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o “up!” repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro



Dimensões compactas
O “up!” inaugura, para a Volkswagen, a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910 quilos, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o modelo da Volkswagen atua.


Alto nível de segurança
A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Além disso, através da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do Volkswagen “up!”.


Menor custo
Outra importante conquista do “up!” é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O “up!” obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo. É também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Para todos os públicos
O “up!” se destaca pela gama de versões oferecidas (duas ou quatro portas). Versátil, o modelo atende a todos os públicos. Há um “up!” para cada pessoa. Desde a versão take up!, o compacto oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais se destacam: freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer”, que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Aprimorado para o Brasil
O “up!” brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do País. Entre essas modificações, está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.
Nas janelas traseiras, os vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.

Câmbio automatizado
O VW “up!” é oferecido, também, com a eficiente transmissão automatizada “I-Motion” de 5 marchas. É o carro mais barato do mercado nacional a dispensar o pedal de embreagem.


Porta-malas: sistema “s.a.v.e.”
O porta-malas do “up!” tem 285 litros de capacidade e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.



Direção eletromecânica
O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha: high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!. Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica, é só demandar energia quando necessário, ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

Interior moderno
O interior do “up!” repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do “up!”, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.


 Volante esportivo
O volante do “up!” também merece destaque, com a base reta, o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

Bancos “one shape”
Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!. São oito opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.

Maps&more
O “up!” oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more”, sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.