domingo, 20 de julho de 2014

Honda mostra mais detalhes do Vezel, o mini CR-V que será brasileiro em 2015

Montadora vai produzir utilitário compacto na futura fábrica de Itirapina (SP)


A Honda revelou mais detalhes do Vezel, utilitário compacto que será produzido a partir de 2015 em Itirapina (SP) para brigar diretamente com o campeão de vendas Ford EcoSport. Recém-lançado no Japão, o jipinho inédito é menor que o CR-V, usa a plataforma da nova geração do Fit e será a principal aposta da marca para o Brasil

Com 4,3 metros de comprimento, o Vezel é um "mini CR-V" e disputará vendas no nicho de mercado que mais cresce no Brasil, o de utilitários compactos, onde atualmente reinam Ford EcoSport e Renault Duster

Quando chegar às lojas brasileiras, no início de 2015, o Vezel terá um grupo grande de adversários, entre eles oChevrolet Tracker, lançado este ano no Brasil, o Peugeot 2008, que chega no fim de 2014 e o Renault Captur, o SUV derivado do novo Clio, ainda não confirmado mas aguardado para 2014

A estimativa é de que o Honda Vezel tenha preços entre R$ 65 mil e R$ 80 mil, equipado com o mesmo motor do Fit, o 1.5 litro flex com sistema de injeção direta e potência acima dos 132 cv de força

O motor 1.5 flex deve vir acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, com opção de transmissão automática — que poderá ser a de cinco marchas ou a do tipo CVT (continuamente variável), disponível no modelo japonês

Um dos pontos fortes do Vezel promete ser o espaço interno. As fotos divulgadas pela Honda realçam a amplitude da cabine, com excelente espaço para pernas na frente e atrás — o entre-eixos tem generosos 2,61 metros
O porta-malas também promete ser um dos melhores da categoria, com 393 litros de capacidade volumétrica com os bancos traseiros em posição normal
Assim como o Fit, o Vezel será versátil e permitirá ajustar os bancos de acordo com a necessidade
E a altura maior (1,60 m) dará espaço para carregar objetos grandes, como bicicletas compactas

PróximaAqui, o modelo na configuração normal, para cinco passageiros
Uma das fotos divulgadas pela Honda mostra um generoso espaço para pernas no banco traseiro
Um dos pontos fortes do Honda Vezel definitivamente será a versatilidade e o bom espaço da cabine
Mas a modernidade do projeto também promete seduzir a clientela brasileira. O quadro de instrumentos, por exemplo, terá visual sofisticado com traços luminosos que mudam de cor e leitura simples.

Já a lista de equipamentos será bem recheada, com direito a ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros
.O acabamento terá opção de revestimento em couro na versão "top"
Assim como nos demais modelos da categoria, a maior parte das vendas deve se concentrar na versão automática
No Japão, o Honda Vezel também oferece uma versão híbrida, que combina o motor 1.5 litro (a gasolina) a um elétrico alimentado por baterias de íon de lítio. Este (que não deve ser vendido no Brasil) entrega um consumo médio expressivo de 27 km/l — com tração apenas dianteira
A tração, aliás, deve ter duas opções no Brasil: apenas dianteira ou integral permanente (4X4)
Visualmente, o Vezel adota diversos elementos do CR-V, mas conta com um visual próprio, inspirado no novo Fit
O SUV adota recursos pouco comuns no segmento, como fortes linhas que atravessam a carroceria e a maçaneta das portas traseiras embutidas na coluna "C"
Ainda não há detalhes sobre qual nome a Honda irá adotar no Vezel nos mercados europeu e americano
É possível que o modelo ganhe um nome mais adequado a cada país, como já ocorreu com o Civic, Accord e City
Na versão nacional do Vezel, que será feita em Itirapina (SP) a partir de 2015, recursos como o freio de estacionamento elétrico poderão ser trocados por mecanismos mais simples (e baratos)
O Honda Vezel será a principal arma da marca para ampliar sua participação no mercado nacional nos próximos anos
O jipinho será o segundo produto da plataforma do novo Honda Fit. O primeiro será o próprio hatch, que chega ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2014
Veja o video:

HONDA CRV 2015 NO BRASIL



2015 Honda CR-V tem sido sempre um confiável e flexível para os seus condutores. O novo projeto e linha de fornecer um lugar no topo entre a competição. Mudança parece ser aplicável aos espelhos, portas e níveis de acabamento. Também é reestilizado vidro traseiro na porta de volta e desta vez é esmaecido. Faróis são equipados com iluminação LED e luzes de nevoeiro estão localizados na parte da estrutura. A nova paleta de cores vai especificamente iluminar o exterior.In a combinação são as rodas de liga leve de 16 polegadas e 17 polegadas steel.The capa é feita sob a forma de três tubos cromados que se estendem de um para o outro farol. Iluminação traseira é construído de cima para baixo do teto sobre a porta a metade do veículo. O pára-choque traseiro é feito de plástico de alta qualidade.
2015 Honda CR-V deve obter uma qualidade muito elevada e cabine moderna. Na área central, localizada ao ecrã táctil de 7 polegadas, e que controla o novo sistema de áudio. Instalando o leitor de DVD ainda está em questão, bem como outras características que são incomuns para este SUV. Os assentos são de alta qualidade e material confortável, se desejado, é possível obter couro seats.In o equipamento também deve ser um sistema de estacionamento automático, câmera de ponto cego, alerta-o tráfego transversal traseiro, alavanca de potência, e muito mais. Mas ainda não há um anúncio oficial da fábrica. Em qualquer caso, o volante do Honda Accord 2015 deve ter bastante comandos, a fim de facilitar a condução. Claro que nesta idade é difícil imaginar um veículo desse tipo, sem ar condicionado , sensores de estacionamento, ar implorar muito mais eletrônica.
2015 Honda CR-V deve, talvez, herdar motor de seu antecessor. Se isso acontecer, será um motor de 2.4 litros de 4 cilindros com uma potência de 185hp e torque de 163lb/ft. O motor pode ser combinado com uma transmissão automática de 5 velocidades. A escolha será de tração dianteira ou tração nas quatro rodas. 2015 Honda CR-V terá um consumo médio de um galão de 26 mph. Mas há uma possibilidade de que este SUV vai ter um motor de injecção directa, o que reduziria o consumo de combustível. Estes ainda são apenas suposições e histórias.
Para o mercado brasileiro, ainda não se sabe qual será o preço do novo Honda CR-V 2015, mas tudo indica que ele se situe na mesma faixa dos preços atuais da linha 2014. Portanto, o valor do novo Honda CR-V 2015 irá variar de 98.900 reais a 115.900 reais, o que o coloca em uma faixa de mercado mais abastada e requintada.
Veja este video:

Célula a combustível

A célula a combustível é um dispositivo muito utilizado em espaçonaves que utiliza combustíveis gasosos que são injetados para reagir e gerar energia elétrica e água.

As naves americanas Gemini e Apollo são exemplos de espaçonaves tripuladas movidas a células a combustível

As células a combustível são dispositivos que têm o funcionamento parecido com o das pilhas, com a diferença de que as pilhas possuem seus reagentes armazenados em seu interior, sofrendo reações de oxidorredução e transformando energia química em elétrica; enquanto as células a combustível não têm a energia química armazenada, mas os reagentes são continuamente injetados.Há vários tipos de células a combustível, mas todas elas possuem o mesmo princípio de funcionamento e utilizam combustíveis gasosos. Assim, as células a combustível convertem a energia liberada em reações de combustão em energia elétrica.Abaixo temos o esquema de uma das células de combustíveis mais comuns, denominada de AFC (do inglês Alkaline Fuel Cell, que traduzido significa “célula de combustível alcalina”):
Esquema de funcionamento de uma célula a combustível hidrogênio/oxigênio


Esse é o esquema de uma célula a combustível, mas, se associarmos várias células em série, o resultado será uma pilha de combustível, com maior potência.
Observe que o gás hidrogênio (H2), que é o combustível, é bombeado para dentro da estrutura porosa do ânodo (polo negativo), que nesse caso é constituído de níquel. Depois de atravessá-lo, o hidrogênio passa para o eletrólito (solução aquosa de hidróxido de potássio, KOH(aq)), onde se dissolve e reage, formando o cátion H+ e liberando elétrons. Assim, a semirreação do ânodo pode ser representada por:
Ânodo: 1H2(g) + 2 OH-(aq) → 2 H2O(ℓ) + 2e-
Esses elétrons são conduzidos até o cátodo por meio do circuito externo. O cátodo é um eletrodo de níquel recoberto de óxido de níquel hidratado (Ni(OH)(s)) que catalisa a redução do oxigênio (proveniente geralmente do bombeamento de ar), que ocorre quando ele recebe os elétrons. Desse modo, a semirreação que ocorre no cátodo é:
Cátodo: ½ O2(g) + 1 H2O(ℓ) + 2e- → 2 OH-(aq)
A reação global é dada por:
2 H2(g) + O2(g) → 2 H2O(ℓ)
Veja que além da eletricidade produzida, essa célula gera água, o que corresponde a uma das suas principais vantagens. É por isso que ela é muito usada em espaçonaves, principalmente as americanas, tais como Gemini, Apollo e o Ônibus espacial. Para se ter uma ideia, em 7 dias, sendo movida à célula de combustível, a nave americana Apollo consome 680 kg de hidrogênio e produz 720 L de água.
Veja abaixo uma célula a combustível da NASA:
Célula a combustível da NASA movida a metanol
Além disso, muitos cientistas a têm encarado como um combustível do futuro, pois praticamente não gera poluentes. Em virtude da crise do petróleo, desde 1973 estudos a fim de usar as células a combustível em automóveis e em residências, comércios e indústrias vêm crescendo cada vez mais. Por exemplo, muitos fabricantes de automóveis na Europa, Japão e Estados Unidos estão colocando em exposição e demonstrando veículos movidos a células a combustível com alto desempenho e emissões zero de poluentes
LOS ANGELES - 19 de novembro de 2008: Honda apresenta o Honda FCSport, veículo de célula de combustível no LA Auto Show*

Geralmente, nesses casos, é melhor usar combustíveis líquidos, como o metanol e o etanol, que podem ser reformados a hidrogênio a bordo do veículo ou que podem ser utilizados diretamente.

Fonte