O
táxi, propriamente dito, apareceu historicamente quando foram aplicadas taxas à sua utilização através de
taxímetros.
Aqui estão alguns
taxímetros antigos, já da pra ter uma ideia de como eles eram 1920 a 1970. Em breve farei uma postagem só sobre os taxímetros...
Contudo, o serviço de transportar pessoas numa grande cidade a qualquer pessoa que o solicite é quase tão antigo como a civilização.
O primeiro serviço desse gênero apareceu com a invenção do
riquexó — carro de duas rodas puxado por um só homem. Os riquixás surgiram no Japão por volta de 1868, no início da Restauração Meiji.
Existia, embora em pouca abundância, nas principais cidades da Antiguidade, mas era exclusivo das elites, que possuíam escravos para puxar esses carros.
Nas ruas da Roma Antiga, circulavam liteiras transportadas por dois ou quatro escravos que levavam quem quer que os solicitasse. Essa pessoa teria de pagar apenas o preço previamente estipulado pelo amo desses escravos. Apesar de
já existirem veículos com rodas, os
"táxis" romanos não os utilizavam devido às movimentadas vias de comunicação da metrópole.
Aqui estão algumas
liteiras.
Depois da Queda do Império Romano do Ocidente, os carros e carruagens começaram a desaparecer das grandes metrópoles, tal como a sua população, que foi para o meio rural à procura de subsistência. Este acontecimento ditou o fim dos
serviços de transporte público e privado.
Século V - Século XIX
Na Idade Média o transporte de pessoas era assegurado por carruagens muito rudimentares de tração animal, que no Renascimento foram melhoradas tendo sido acrescentados ornamentos, cobertura e até cortinas. Em 1605, apareceram em Londres as primeiras
carruagens de aluguel — as
hackney.
Aqui estão algumas
hackney.
Sociables
O sucesso foi tanto que, em 1634, o elevado número de
carruagens de aluguel fazia com que as principais ruas da metrópole ficassem completamente engarrafadas, o que levou o Parlamento a limitar o número de carruagens a circular. mas não só em Londres havia problemas de tráfego por causa de
carruagens de aluguel; também em Paris, primeiro os
corbillards e depois os
sociables.
Corbillards
Corbillards moderno, carro funerário
Corbillards e depois os Sociables fizeram um estrondoso sucesso no século XVII. Já nos finais do mesmo século, surgiram na Alemanha os inovadores
landau e os
landaulet (versão reduzida do Landau).
Carruagem Landau do Rei Ludwig II. Fabricante de carruagens e seleiro da Corte Real Johann Michael Mayer; Munique
Landau, ou landó, é francês e teve sua origem no século XVIII. Era um tipo de carruagem muito luxuosa que tinha como característica marcante dois bancos situados frente a frente. O nome da carruagem veio da cidade alemã de Landau, onde a carruagem era produzida.
O landau de Rui é do século XIX puxada por uma parelha de cavalos e lhe foi oferecido pelo cunhado Carlos Viana Bandeira e pelos amigos Carlos Nunes de Aguiar e Antônio Barroso Fernandes. Assim também o coupé e o vitória. Este último, o preferido da família, foi depois vendido e rodou muito, a aluguel, pelas ruas de Petrópolis, onde fez fama por ter pertencido ao Conselheiro.
Posteriormente, no século XVIII, foi criado o gig na França, que deu origem ao tilbury em Inglaterra e posteriormente ao cabriolet. No século XIX já qualquer grande cidade tinha centenas, ou mesmo milhares de carruagens de aluguel.
Uma tilbury no Museu de carros de cavalos de Geraz do Lima, Portugal
O cabriolé é uma carruagem de duas rodas, sem portas, com toldo e feita para transportar duas pessoas, uma das quais serve como condutora. Por ser leve e rápida, puxada por apenas um cavalo, era muito usada como carro de aluguel tanto em Londres quanto em Paris. É praticamente um conversível oitocentista.
Século XIX - Século XXI
Os
primeiro táxis motorizados apareceram em 1896 na cidade alemã de Estugarda. No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipadas com um sistema inovador de cobrança — o
taxímetro. A implantação dos
táxis foi generalizada em 1907. Nesse mesmo ano, em Paris, todos os
carros de aluguel tinha de possuir um
taxímetro obrigado por lei. Antes da Primeira Guerra Mundial já todas as grandes cidades europeias e americanas tinham serviço de
táxis legais e pintados com esquemas de cores diferentes. Desde então as alterações foram poucas, apenas nos aparelhos possuídos pelos carros, tais como um rádio, ou ar condicionado.
O primeiro táxi surgiu em 1896
Dez anos depois da patente do primeiro automóvel, registada por Gottlieb Daimler em 29 de Janeiro de 1896, surgiu em Estugarda (Alemanha) o primeiro táxi animado por motor.
O modelo, com pneus de borracha, podia ser equipado com uma capota de lona e, nos dias mais frios, os lugares traseiros podiam ser aquecidos, enquanto que, no Verão, a capota e os vidros eram removidos.
O primeiro táxi motorizado cumpria diariamente 70 km nas suas voltas pela cidade, muito mais do que uma carruagem puxada por cavalos podia fazer. É certo que no início, os clientes de August Greiner tiveram receio da “velocidade estonteante”, mas a aventura era grande e o operador de táxis teve grandes lucros. Até 1899, encomendou sete unidades deste veículo, o antepassado dos táxis em geral e muito em particular dos Mercedes que hoje estão associados em grande parte do mundo a este serviço de transporte.