segunda-feira, 21 de julho de 2014

VW “up!” 2015, o início de uma nova era para os brasileiros

Oferecido nas versões de quatro e duas portas, o “up!” é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Na verdade, há um “up!” para cada consumidor.


Design inovador
O “up!” se destaca no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do “up!”: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone.

O compacto “up!” estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação. Essa foi a constatação deste Caderno de Veículos (Autos & Motores) quando o conheceu no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 2013.

O “up!” é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cavalos (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cavalos de potência (60 kW) à mesma rotação, com álcool. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (álcool), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. A partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
Mais econômico
O “up!” é uma grata presença no mercado brasileiro e se destaca, no entendimento deste editor, como o modelo mais econômico fabricado no Brasil, inclusive conquistando a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida. O motor está combinado a uma nova versão da consagrada transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.


Mais seguro
O “up!” é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o “up!” repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro



Dimensões compactas
O “up!” inaugura, para a Volkswagen, a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910 quilos, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o modelo da Volkswagen atua.


Alto nível de segurança
A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Além disso, através da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do Volkswagen “up!”.


Menor custo
Outra importante conquista do “up!” é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O “up!” obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo. É também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Para todos os públicos
O “up!” se destaca pela gama de versões oferecidas (duas ou quatro portas). Versátil, o modelo atende a todos os públicos. Há um “up!” para cada pessoa. Desde a versão take up!, o compacto oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais se destacam: freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer”, que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Aprimorado para o Brasil
O “up!” brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do País. Entre essas modificações, está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.
Nas janelas traseiras, os vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.

Câmbio automatizado
O VW “up!” é oferecido, também, com a eficiente transmissão automatizada “I-Motion” de 5 marchas. É o carro mais barato do mercado nacional a dispensar o pedal de embreagem.


Porta-malas: sistema “s.a.v.e.”
O porta-malas do “up!” tem 285 litros de capacidade e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.



Direção eletromecânica
O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha: high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!. Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica, é só demandar energia quando necessário, ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

Interior moderno
O interior do “up!” repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do “up!”, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.


 Volante esportivo
O volante do “up!” também merece destaque, com a base reta, o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

Bancos “one shape”
Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!. São oito opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.

Maps&more
O “up!” oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more”, sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Veja Alguns Lançamentos de carros 2015 previstos até o final de 2014

No segundo semestre de 2014 novos modelos de carros chegarão ao mercado brasileiro. Desde o início do ano, 24 modelos já foram apresentados e a expectativa do mercado é que outros 30 desembarcarão por aqui até o final do ano
Fiat e Ford devem encabeçar os principais lançamentos, já que as marcas preparam os rivais diretos doVolkswagen up! (lançado no início do ano). A marca italiana vai lançar o Fiat Uno com reformulações estéticas e de motorização. O carro receberá motor três cilindros e tentará disputar espaço com o Volkswagen up!. Já a Ford vai atacar com a nova geração do Ka em versões hatch e a inédita sedã, também pensando no modelo da Volks.
Veja os carros que chegam na segunda metade de 2014:
Novo Ka 2015
Novo Uno 2015
Volkswagen Jetta 2015
Chevrolet Spin 2015
Honda Civic 2015
Nissan Versa 2015

Renault Sandero 2015

Fiat 500 Abarth

Geely GC2
Zotye Logic

domingo, 20 de julho de 2014

Honda mostra mais detalhes do Vezel, o mini CR-V que será brasileiro em 2015

Montadora vai produzir utilitário compacto na futura fábrica de Itirapina (SP)


A Honda revelou mais detalhes do Vezel, utilitário compacto que será produzido a partir de 2015 em Itirapina (SP) para brigar diretamente com o campeão de vendas Ford EcoSport. Recém-lançado no Japão, o jipinho inédito é menor que o CR-V, usa a plataforma da nova geração do Fit e será a principal aposta da marca para o Brasil

Com 4,3 metros de comprimento, o Vezel é um "mini CR-V" e disputará vendas no nicho de mercado que mais cresce no Brasil, o de utilitários compactos, onde atualmente reinam Ford EcoSport e Renault Duster

Quando chegar às lojas brasileiras, no início de 2015, o Vezel terá um grupo grande de adversários, entre eles oChevrolet Tracker, lançado este ano no Brasil, o Peugeot 2008, que chega no fim de 2014 e o Renault Captur, o SUV derivado do novo Clio, ainda não confirmado mas aguardado para 2014

A estimativa é de que o Honda Vezel tenha preços entre R$ 65 mil e R$ 80 mil, equipado com o mesmo motor do Fit, o 1.5 litro flex com sistema de injeção direta e potência acima dos 132 cv de força

O motor 1.5 flex deve vir acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, com opção de transmissão automática — que poderá ser a de cinco marchas ou a do tipo CVT (continuamente variável), disponível no modelo japonês

Um dos pontos fortes do Vezel promete ser o espaço interno. As fotos divulgadas pela Honda realçam a amplitude da cabine, com excelente espaço para pernas na frente e atrás — o entre-eixos tem generosos 2,61 metros
O porta-malas também promete ser um dos melhores da categoria, com 393 litros de capacidade volumétrica com os bancos traseiros em posição normal
Assim como o Fit, o Vezel será versátil e permitirá ajustar os bancos de acordo com a necessidade
E a altura maior (1,60 m) dará espaço para carregar objetos grandes, como bicicletas compactas

PróximaAqui, o modelo na configuração normal, para cinco passageiros
Uma das fotos divulgadas pela Honda mostra um generoso espaço para pernas no banco traseiro
Um dos pontos fortes do Honda Vezel definitivamente será a versatilidade e o bom espaço da cabine
Mas a modernidade do projeto também promete seduzir a clientela brasileira. O quadro de instrumentos, por exemplo, terá visual sofisticado com traços luminosos que mudam de cor e leitura simples.

Já a lista de equipamentos será bem recheada, com direito a ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros
.O acabamento terá opção de revestimento em couro na versão "top"
Assim como nos demais modelos da categoria, a maior parte das vendas deve se concentrar na versão automática
No Japão, o Honda Vezel também oferece uma versão híbrida, que combina o motor 1.5 litro (a gasolina) a um elétrico alimentado por baterias de íon de lítio. Este (que não deve ser vendido no Brasil) entrega um consumo médio expressivo de 27 km/l — com tração apenas dianteira
A tração, aliás, deve ter duas opções no Brasil: apenas dianteira ou integral permanente (4X4)
Visualmente, o Vezel adota diversos elementos do CR-V, mas conta com um visual próprio, inspirado no novo Fit
O SUV adota recursos pouco comuns no segmento, como fortes linhas que atravessam a carroceria e a maçaneta das portas traseiras embutidas na coluna "C"
Ainda não há detalhes sobre qual nome a Honda irá adotar no Vezel nos mercados europeu e americano
É possível que o modelo ganhe um nome mais adequado a cada país, como já ocorreu com o Civic, Accord e City
Na versão nacional do Vezel, que será feita em Itirapina (SP) a partir de 2015, recursos como o freio de estacionamento elétrico poderão ser trocados por mecanismos mais simples (e baratos)
O Honda Vezel será a principal arma da marca para ampliar sua participação no mercado nacional nos próximos anos
O jipinho será o segundo produto da plataforma do novo Honda Fit. O primeiro será o próprio hatch, que chega ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2014
Veja o video: