O pequenino Romi-Isetta
Romi-Isetta — O pequenino Romi-Isetta foi o primeiro automóvel
produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S/A, em Santa Bárbara d'Oeste, no interior paulista. Derivado do BMW Isetta, o modelo usava motor dois tempos e teve cerca de três mil unidades produzidas. Foi um dos carros pós-Segunda Guerra Mundial.
Aqui esta uma versão moderna do Romi-Isetta.
DKW-Vemag — É provável que seus avós reconheçam este carango. O DKW foi o primeiro automóvel de porte maior produzido no Brasil, dando início à indústria automobilística nacional, em 1958. O modelo brasileiro derivava do alemãoDKW F94, mas a montagem era feita na fábrica da Vemag, em São Paulo, com elevado índice de nacionalização. Em 1961, passou a ser chamado de Belcar — fusão de beautiful (bonito) com car (carro). Sua produção durou 10 anos, foi encerrada em 1967 após a Volkswagen comprar a Vemag. O modelo usava motor de dois tempos e três cilindros.
Volkswagen Fusca — Terceiro carro mais vendido de todos os tempos e segundo a ganhar produção no País (em 1959), o Fusquinha foi o primeiro carro de muitos brasileiros. Seu design lúdico marcou seu tempo e toda uma era da indústria automobilística mundial, assim como sua mecânica robusta, o baixo custo de manutenção e a tração traseira
Puma GT — Criado pelo designer brasileiro Anísio Campos, este esportivo pequeno de linhas elegantes e imponentes foi lançado em 1967 e foi um dos poucos carros genuinamente brasileiros. O visual foi inspirado no Lamborghini Miura e a produção durou apenas três anos — até 1970, quando foi substituído pelo Puma GTE
Ford Galaxie — Considerado carro de luxo em sua época, o sedã grande bem ao estilo norte-
americano chegou às lojas em 1967 e oferecia direção hidráulica e ar-condicionado, equipamentos considerados de extremo luxo. Sua produção durou até 1983, deixando órfãos muitos admiradores pelo País
Ford Corcel — Lançado em 1968, o sedã nasceu de uma parceria entre Renault e Ford, cujo projeto originou oRenault 12 europeu e o Corcel brasileiro. A primeira geração foi produzida por 9 anos — até 1977
Vendas no Brasil: 1.300.000 unidades
Ford Corcel II — Foi neste ano de 1977 que a montadora lançou a segunda geração do modelo, com plataforma novinha e design mais moderno. O modelo, contudo, sofreu com o motor 1.4 litro de 72 cv — ficou menos potente
Volkswagen Passat — A versão brasileira foi lançada em 1974, um ano após a apresentação mundial. Dois anos depois veio a versão desejada por inúmeros jovens daquela época: o esportivoTS, com seus famosos faróis duplos
Chevrolet Opala — Primeiro automóvel produzido pela General Motors no Brasil, o Opala estreou em 1968 e ficou em linha até 1992, tendo formado um público cativo que justifica o fato de o modelo ser o 12º mais vendido da história
Vendas no Brasil: 1.000.000 de unidades
Chevrolet Chevette — Um dos campeões de vendas da marca no Brasil, o Chevette foi lançado em 1973, mas viveu sua melhor fase de vendas entre 1986 e 1991, período em que seus principais adversários saíram de linhas — VW Fusca, Ford Corcel e Fiat 147. É o sexto carro mais vendido de todos os tempos no Brasil
Vendas no Brasil: 1.600.000 unidades
Fiat 147/Spazio — Pequeno, barato e ágil, o hatch chegou em 1976 para lançar a marca italiana no Brasil. Sua produção durou uma década (até 1986), período suficiente para que o modelo se tornasse o 17º mais vendido do Brasil
Vendas no Brasil : 536.591 unidades
Fiat Uno — Modelo de maior sucesso da Fiat no Brasil, o Uno foi lançado em 1984 e só saiu de linha no fim de 2013 porque o governo brasileiro passou a exigir airbags frontais e freios com ABS e EBD instalados de fábrica em todos os veículos produzidos no País. Por ser muito antigo para a crescente concorrência, uma adaptação não valia à pena
Vendas no Brasil : 3.200.279 unidades